INTRODUÇÃO
O Programa de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa da Universidade de São Paulo foi instituído em 1971. Desde sua primeira titulação, em 1980, o Programa formou três gerações de linguistas e filólogos, que atuam hoje em importantes programas de pós-graduação em Letras nas mais distintas regiões do País (e mesmo, mais recentemente, no exterior). A atuação de seus titulados conta a história do Programa, ao mostrar sua importância para a área de Filologia e Língua Portuguesa em âmbito nacional e internacional nas últimas décadas.
O Programa de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa da Universidade de São Paulo tem como missão o desenvolvimento do conhecimento científico nos campos das Ciências da Linguagem e da Filologia, direcionado tanto à evolução teórico-metodológica de suas diferentes subáreas quanto à aplicação desse conhecimento no enfrentamento de problemáticas sociais e educacionais brasileiras.
A realização da missão do Programa nessas cinco décadas está concretizada na formação de gerações de pesquisadores hoje espalhados pelo Brasil e pelo mundo, e no forte impacto de sua pesquisa, com reflexo no campo universitário e na educação básica no país.
A atuação em termos de nucleação e de solidariedade tem sido uma marca do Programa de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa, que,
desde a sua fundação, vem contribuindo para a formação de professores-pesquisadores que atuam em cursos de pós-graduação e coordenam grupos de pesquisa de universidades brasileiras e estrangeiras.
Entre 1971 e 2024, o Programa contou com 57 docentes orientadores, que formaram 331 doutores e 480 mestres. Embora o Programa tenha tido um começo tímido, titulando apenas 15 alunos nos primeiros 10 anos (1980-1990), houve uma aceleração acentuada nos decênios seguintes, saltando, em 2000, para 75 titulações, em 2010, para 283 titulações, e em 2020, para 338 titulações.
Na primeira década de seu funcionamento (a partir da primeira titulação, acontecida em 1980, até 1990) o Programa contava com somente seis docentes que orientavam: Rolando Morel Pinto, Segismundo Spina, Dino Fioravante Preti, Edith Pimentel Pinto, Nilce Sant Anna Martins, Flavia de Barros Carone. Esses todos tiveram o caráter meritório de fundadores do Programa. A partir dos anos 1990, esse número cresceu sucessivamente, contando atualmente com 30 docentes orientadores que orientam 143 pesquisas de pós-graduação, em 37 projetos.
Embora tenha tido uma história que já conta mais de 50 anos, o Programa oscilou quanto às avaliações que recebeu. Nas primeiras avaliações mantinha-se entre os mais bem colocados, mas a constante variação nos critérios nacionais fez com que as notas recebidas oscilassem entre 4 e 5. Esse fato desencadeou uma necessidade contínua de atividades autoavaliativas e consequente reformulação da grade curricular, da criação de projetos de pesquisa e, principalmente, das trocas acadêmicas institucionais, nacionais e internacionais, que se mantêm frequentes até estes tempos. O Programa de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa passou por uma profunda reestruturação entre 2017 e 2020, mobilizada por um intenso processo de autorreflexão que resultou, ao final do quadriênio, na instauração de procedimentos permanentes e sistematizados de autoavaliação e planejamento. Esse processo de autocrítica foi motivado por fatores externos e internos, em particular os resultados do ciclo avaliativo 2013-2016 e os efeitos da renovação geracional experimentada pelo Programa nos anos recentes. Os dois fatores combinados inscreveram na história do Programa um momento de aguda crise, mobilizador de processos intensos de reflexão e mudança.
O Programa emerge desse momento marcante com um olhar renovado sobre sua própria identidade e com um espírito muito positivo: o sentimento coletivo é de revitalização, arejamento e otimismo para os próximos anos.
O meio século de atuação do Programa - e seu papel central na construção da Pós-Graduação no Brasil na área de Letras - nos obriga a conciliar, de um lado, a imensa responsabilidade de cuidar do legado de uma tradição e, de outro, a imperativa necessidade de avançar com os novos tempos. Em 2021, o Programa promoveu o evento FLP50, em celebração aos seus 50 anos, e inspirado nesse desafio dialético entre a tradição e a renovação. O site do FLP50 está sendo preparado e pode ser acessado em: https://flp.fflch.usp.br/.
Essas dimensões estão em harmonia com o entorno universitário do Programa, que está abrigado no Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas, um dos responsáveis pelo Curso de Letras da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Com cerca de 900 ingressantes todos os anos, este é o maior curso de Letras do Brasil.
A relação com este entorno universitário marca fortemente a identidade e a missão do Programa, e o vocaciona para uma atuação destacada quanto à integração com o ensino superior e à inserção social. A essa vocação histórica do Programa se somaram novos focos, nos anos recentes, direcionados a ações de inovação em pesquisas e à internacionalização.
A Universidade de São Paulo tem sido um âmbito fundamental de apoio e fomento das ações externas à academia e ao ensino superior realizadas pelo Programa, por meio da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da Universidade de São Paulo – PRCEU. A PRCEU incentiva e apoia um conjunto diversificado de atividades voltadas à comunidade, centralizadas na transposição dos conhecimentos e técnicas desenvolvidas no âmbito das pesquisas realizadas por docentes e alunos para o desenvolvimento social, cultural, científico e artístico do entorno universitário.
Os docentes têm buscado apoio da PRCEU e do Serviço de Extensão da Faculdade sobretudo para oferecer cursos dirigidos à comunidade externa, cf. (3.2.3.1). Entre 2017 e 2020, 22 dos cursos e oficinas oferecidos pelos docentes organizaram-se nesse âmbito. Ressalte-se que os cursos de extensão oferecidos pelos docentes, na ampla maioria dos casos, têm sido oferecidos de forma gratuita. Destaca-se ainda que, com crescente frequência, os docentes têm estabelecido parcerias com os discentes por eles orientados (em geral, no doutorado) na ministração desses cursos – que se tornam, assim, também uma instância de formação docente no Programa.
CONVÊNIO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO / IBM: CENTRO DE PESQUISA PARA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL – C4AI
O Centro de Pesquisa para Inteligência Artificial é fruto de um acordo entre a IBM Brasil e a Universidade de São Paulo, com a missão de produzir pesquisa avançada em Inteligência Artificial no Brasil, disseminando e debatendo os principais resultados, treinando estudantes e profissionais, e transferindo a tecnologia para a sociedade. Quatro docentes do Programa (Flaviane Romani Fernandes Svartman, Maria Clara Paixão de Sousa, Marli Quadros Leite e Vanessa Martins do Monte) conduzem pesquisas no C4AI, com ampla equipe de discentes.
JUSTIÇA FEDERAL DE SÃO PAULO, TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 3ª REGIÃO
Em 2019, foi firmado um acordo de cooperação entre a Universidade de São Paulo e o Tribunal Regional Federal da 3ª Região da Justiça Federal, TRF-3, por iniciativa e sob a supervisão de docentes do Programa. O Acordo tem como objetivo central organizar e analisar cientificamente o acervo arquivístico de guarda permanente da Justiça Federal em São Paulo, por meio da criação de um Laboratório de Filologia (o FiloJus) e dois Centros de Documentação e Memória, onde serão realizadas atividades filológicas de análise documental sob responsabilidade de docentes integrantes do Grupo de Pesquisas ETeP: Edição de Textos em Português – Sílvio de Almeida Toledo Neto, Phablo Roberto Marchis Fachin e Vanessa Martins do Monte – e pesquisadores graduandos e pós-graduandos por eles orientados. O projeto visa ainda à implementação de ações educativas e de cidadania, e programas e atividades complementares de interesse comum entre a USP e o TRF-3.
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E A SECRETARIA MUNICIPAL DE DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA DE SÃO PAULO
O Projeto Portas Abertas, ativo entre 2017 e 2019, constituiu-se em um convênio entre a Secretaria Municipal de Educação, a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania e a USP voltado à capacitação de professores para ensino de português como língua de acolhimento para imigrantes. Pelo convênio, a profa. Rosane de Sá Amado, do Programa em Filologia e Língua Portuguesa, e a profa. Paola Mandalá, do Centro de Línguas-USP, ministraram oficinas de capacitação para professores da rede municipal e elaboraram material didático para uso no projeto.
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DA PREFEITURA DE VIRADOURO, SP
No âmbito desse acordo, o professor Phablo Roberto Marchis Fachin desenvolve atividades de Extensão, tendo como foco o trabalho com literatura na escola de ensinos fundamental e médio do município.
CASA DE REPOUSO ANÁLIA FRANCO
No âmbito desse acordo, Maria Célia Lima Hernandes e seus orientandos realizam experimentos com idosos com Alzheimer e desenvolvem atividades de jogos, dança e música coordenadas por membros do grupo de pesquisa, e também em parceria com a Faculdade de Educação Física e Esportes e com o Instituto de Física da USP.
ONG LARAMARA
A Organização Civil Laramara é uma instituição tradicional de São Paulo dedicada ao apoio a cegos ou pessoas cegas com multideficiências, no âmbito da qual a professora Maria Célia Lima Hernandes e pós-doutorandos do Programa realizam pesquisa em áudio-descrição. Em 2019, as atividades incluíram o oferecimento da disciplina de pós-graduação “Tópicos de Aquisição de Linguagem I”, com a colaboração da Profa. Eliana Maria Ormelezi, da Laramara, e docentes do Instituto de Física da USP (Profs. Hernán Joel Cervantes Rodríguez, Said Rahnamaye Rabbani e Saulo César Paulino e Silva).
MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA / FUNDAÇÃO ROBERTO MARINHO
O Programa estabelece parceria, em termos de consultoria técnica, com o Museu da Língua Portuguesa, com apoio da Fundação Roberto Marinho. Mário Eduardo Viaro tem longa trajetória nesta colaboração; em 2018, realizou consultoria técnica para a montagem da Árvore das Línguas, desenvolvendo texto-base para auxiliar a equipe artística; a colaboração prosseguiu em 2019 com consultorias diversas, e terá prosseguimento por ocasião da reabertura do Museu.
PROJETO LIBOLO /GLOBAL SEGUROS, ANGOLA
O Projeto Libolo, coordenado por Márcia Santos Duarte de Oliveira, além de suas atividades de pesquisa científica, desenvolve ações de caráter social, cultural e artístico na região do Libolo, Angola, com patrocínio da empresa angolana Global Seguros. Os eventos organizados com fins de reunir os diversos grupos culturais e apresentar resultados de pesquisa no Libolo à comunidade libolense e aos angolanos, em 2016 e 2017, incluíram grupos de dança locais, a orquestra sinfônica infantil do Libolo e literatos do Libolo e de Angola, com ampla cobertura da imprensa angolana, rádio e TV.
PROJETO DESENVOLVIMENTO DE MÉTODOS DE ANÁLISE DE IMPACTO REGULATÓRIO EM PRODUTOS PARA SAÚDE/MINISTÉRIO DA SAÚDE
O projeto, com a participação de Mariangela de Araujo, é desenvolvido em parceria com o Ministério da Saúde e a Universidade Federal de Itajubá, com o objetivo de avaliar o impacto do uso da nomenclatura padronizada global para produtos médicos.
PROJETO TERMINOLOGIAS TÉCNICO-CIENTÍFICAS COMUNS – TCTC/COMUNIDADE DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA – CPLP
O projeto é desenvolvido pelo Instituto Internacional da Língua Portuguesa, no âmbito da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa – CPLP, com a participação de Mariangela de Araujo como representante especialista brasileira.
CENTRO INTERDEPARTAMENTAL DE TRADUÇÃO E TERMINOLOGIA – CITRAT/CASA GUILHERME DE ALMEIDA
O CITRAT, em cuja coordenação se encontra Mariangela de Araujo, desenvolve uma série de cursos, na USP, orientados para a comunidade acadêmica e não acadêmica; entre elas, figura a parceria com a Casa Guilherme de Almeida – um museu e centro de tradução literária em são Paulo – para oferecimento de cursos de extensão.
PROJETO A DIFERENÇA FAZ PARTHE/COLÉGIO PARTHENON
O projeto é desenvolvido em parceria com o Colégio Parthenon, em Guarulhos, com a participação de Mariangela de Araujo. As atividades abarcam reuniões mensais entre pais e professores de crianças e adolescentes no espectro autista e visam a discutir questões práticas e teóricas relacionadas ao Transtorno do Espectro Autista (TEA).
PROJETO PROSÓDIA AFETIVA NA ESQUIZOFRENIA/CENTRO DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE PROF. CANTÍDIO MOURA DE CAMPOS
O projeto, pesquisa da discente Ana Cristina Jorge sob orientação de Waldemar Ferreira Netto, é desenvolvido em parceria com o Centro de Atenção Integral à Saúde Professor Cantídio Moura de Campos, de Botucatu (SP). O projeto visa a discutir a entoação como auxiliar no diagnóstico da esquizofrenia em pacientes do Centro.
AÇÕES DE INTERNACIONALIZAÇÃO, INSERÇÃO E VISIBILIDADE
A Universidade de São Paulo e a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas oferecem aos Programas de Pós-graduação amplo apoio institucional à internacionalização, na forma de ações estratégicas e estrutura institucional, com setores e escritórios dedicados à cooperação internacional.
No âmbito da Universidade, a Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional – AUCANI é a responsável pelo suporte à cooperação acadêmica nacional e internacional. A missão e as ações da AUCANI são detalhadas em http://www.usp.br/internationaloffice.No âmbito da Faculdade, a Comissão de Cooperação Internacional – CCInt da FFLCH é responsável pela coordenação das atividades de cooperação, inclusive oferecendo apoio aos intercâmbios de discentes. Com apoio da AUCANI e da CCInt, docentes do Programa tem organizado e firmado diversos acordos de cooperação com universidades no exterior; entre 2012 e 2020, estiveram ativos vários convênios, com instituições da África, da América do Sul, da Ásia e da Europa.
Uma parte importante das publicações de docentes e discentes do Programa no exterior ou realizadas em coautoria com pesquisadores estrangeiros derivaram das parcerias estabelecidas no âmbito desses convênios, como se mostra a seguir, por regiões.
ANGOLA: Muitas publicações em torno do Português falado na África remetem à parceria entre pesquisadores do Programa, o Instituto Superior Politécnico do Libolo, em Angola, e a Universidade de Macau, em torno do Projeto Libolo. Destacam-se as diversas publicações de Márcia Santos Duarte de Oliveira, Gabriel Antunes, Flaviane Svartman e seus orientandos sobre o português falado na África em periódicos internacionais e a publicação do livro O Português na África Atlântica, em 2018 e 2019 (2ª edição, pela editora Chiado, Lisboa), além da participação de docentes e discentes desse Projeto em eventos em Angola. O convênio com a Universidade de Macau tem grande peso nessas ações e publicações uma vez que o Projeto Libolo é co-liderado pelo Prof. Carlos Figueiredo, da Universidade de Macau.
CHINA: O Convênio com a Universidade de Macau e o Convênio com a Sichuan International Studies University são o contexto de diversas publicações internacionais do Programa em torno das temáticas do Português na China, das relações entre as duas culturas, e da temática do Português como língua de herança. Destaca-se a edição do livro ‘Crossings: Brazil, Portugal and Greater China’, por Maria Célia Lima-Hernandes e colaboradores, em 2019.
ESPANHA: O Convênio com o Institut Ramon Llull e a colaboração com o Projeto Interinstitucional Es.Por.Atenuación, da Universidade de Valência, são o contexto de diversas das publicações internacionais ligadas a instituições espanholas. Destacam-se os trabalhos de Luiz Antonio da Silva, em particular sua colaboração junto ao Diccionario de partículas discursivas del español.
FRANÇA: Os três convênios com universidades francesas e os intercâmbios de pesquisa com projetos em instituições de pesquisa na França são o contexto das muitas das publicações na país ou em parceria com pesquisadores do país. Destacam-se a relação entre os convênios com a Université Paris 13-Villetaneuse e com a Université Jean-Monnet de Saint-Etienne, a colaboração no Projeto Neoveille (Université Sorbonne Paris Cité, USPC), e as publicações internacionais de Ieda Alves, além de sua coautoria com pesquisadores franceses no livro ‘Léxico: Semântica lexical, neologia, empréstimo’, em 2019, e a relação entre o Convênio com a Universidade de Paris 7-Denis Diderot e as publicações internacionais de Marli Quadros Leite, bem como sua coautoria com pesquisadores franceses, como por exemplo os três livros em coautoria com Arnauld Pelfrêne, de Paris 7.
PORTUGAL: Os convênios com a Universidade de Lisboa e a Universidade de Évora são o contexto de muitas das publicações em Portugal ou em parceria com pesquisadores do país. Destacam-se a publicação de Flaviane Svartman com a discente Gabriela Braga da Silva no periódico Diacrítica, no contexto do estágio-sanduíche da discente na Universidade de Lisboa. Há além disso diversas outras parcerias de pesquisa no país (algumas das quais atualmente em processo de se tornarem acordos oficialmente firmados), como aquelas com a Universidade do Minho e a Universidade do Porto; entre seus efeitos, destaca-se a coautoria de Zilda Aquino e Paulo Segundo com Maria Alexandra Guedes Pinto, da Universidade do Porto, no livro Argumentação e discurso: fronteiras e desafios, de 2020.
ROMÊNIA: O Convênio com a Technical University of Cluj Napoca, na Romênia, é o contexto da participação de Patrícia Carvalhinhos e Maria Célia Lima-Hernandes no evento que resultou em sua publicação no volume Proceedings of the Fourth International Conference on Onomastics – Name and Naming: Sacred and Profane in Onomastics, da Editora Mega e Editura Argonaut, de Cluj-Napoca.
RÚSSIA: O Convênio com a Saint-Petersburg State University é o contexto de diversas publicações de Sheila Grillo; destacam-se, como exemplos, o artigo publicado no European Journal of Contemporary Education em 2020 e a preparação do livro Analyse du discours et comparaison, que saiu em 2021, todos em coautoria com pesquisadoras da Rússia.
CONVÊNIO EM ÂMBITO FEDERAL
O Doutorado Interinstitucional (DINTER) firmado entre o Programa de Filologia e Língua Portuguesa e a Universidade Estadual do Pará (UEPA) teve como objetivos contribuir para a implantação de uma infraestrutura básica para a formação de pesquisadores capazes de criar, implementar e desenvolver novos centros de pesquisa e ensino de Pós-Graduação na UEPA; possibilitar aos alunos, durante o desenvolvimento do curso, ambiente científico e acadêmico do mais alto nível e propício ao estudo e discussão de ideias durante o oferecimento das disciplinas e do estágio para o desenvolvimento da pesquisa; intensificar o intercâmbio universitário e estimular formas de associação entre as duas instituições e estabelecer vínculos acadêmicos duradouros entre as instituições participantes.
O Convênio foi coordenado por Elis de Almeida Cardoso Caretta, e concluiu-se com sucesso em 2020, com a formação de 16 doutores do quadro de professores da UEPA.
PROJETOS DE COOPERAÇÃO INTERINSTITUCIONAL E INTERESTADUAL
O projeto interinstitucional Concepções de língua e literatura: ação de pesquisa colaborativa e interinstitucional, financiado pela FAPITEC/SE no âmbito do Programa de Estímulo à Mobilidade e ao Aumento da Cooperação Acadêmica da Pós-Graduação em Instituições de Ensino Superior de Sergipe – PROMOB, visa a fortalecer parcerias interinstitucionais e incrementar a infraestrutura de pesquisa no sentido de melhorar a avaliação do PROFLETRAS/UFS e, a organizar um programa de formação de professores de educação básica em relação ao ensino de leitura e literatura que possa ser, posteriormente, replicado em diferentes municípios do estado de Sergipe.
O projeto prevê a realização de pesquisa conjunta, a mobilidade docente para ministração de cursos na pós, a organização colaborativa de eventos e a preparação coletiva de material para formação de professores no que concerne ao ensino de leitura. Nesse sentido, o Projeto se destaca por suas ações na interface com a educação básica.
O Projeto Língua Portuguesa no ensino básico e superior: dos gêneros textuais/discursivos do livro didático, acadêmicos, jurídicos e políticos às estratégias de textualidade da oralidade e da escrita, firmado no âmbito do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica Ação Novas Fronteiras – PROCAD (Edital 071/2013; n. do processo: 184046) entre USP, UFRN e UNISINOS, propunha-se a fomentar o desenvolvimento de projetos de ensino e de pesquisa, com a finalidade de focalizar a Língua Portuguesa na educação básica e superior, de modo a integrar uma rede de professores pesquisadores, doutorandos, mestrandos e alunos de graduação