Desde 1996, o Programa de Pós-Graduação em Língua, Literatura e Cultura Japonesa (doravante, PPG-LLCJ) tem como objetivo formar profissionais na área de Estudos Japoneses capazes de atuar tanto no âmbito acadêmico quanto profissional, realizando o desenvolvimento de estudos aplicados, pesquisas e a produção de conhecimentos.
Aprimorando-se continuamente nos seus vinte e oito anos de existência, o PPG-LLCJ tem contribuído para a execução do plano de ação global da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), que reúne 17 objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) que foram criados para erradicar a pobreza e promover vida digna a todos, dentro das condições que o nosso planeta oferece e sem comprometer a qualidade de vida das próximas gerações. Dentre as várias iniciativas, duas ações podem ser destacadas:
- O regulamento do PPG-LLCJ em seu Parágrafo único define que a cada processo seletivo, a Comissão Coordenadora de Programa (CCP) destinará determinado número de vagas para candidatos ou candidatas negros, indígenas, quilombolas e com deficiência, entre outras categorias minorizadas, conforme o número total de vagas abertas e não inferior a 10%.
- Atualmente, o PPG-LLCJ é contemplado com nove bolsas de estudo da CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – com o objetivo de apoiar os discentes do programa, contribuindo para a formação e manutenção de padrões de excelência e eficiência na formação de recursos humanos de alto nível.
Os dois itens acima são fundamentais para colocar em prática o ODS nº 4 que tem como principais objetivos promover uma educação inclusiva, igualitária e de qualidade baseada nos princípios de direitos humanos e no desenvolvimento sustentável e promover a oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. O PPG endossa a importância de se oferecer o acesso universal à educação para desenvolver a capacitação e o empoderamento dos indivíduos em prol de abrir perspectivas e aumentar as oportunidades na vida.
A área de concentração Língua, Literatura e Cultura estabelece uma dimensão interdisciplinar entre diversas áreas do saber tais como Ciências Sociais, Antropologia, História, Filosofia, Artes, Política, Direito e Economia de modo a proporcionar elementos imprescindíveis para uma formação qualitativa de pesquisadores em nível de PósGraduação no Brasil.
A área de concentração Língua, Literatura e Cultura Japonesa possui três linhas de pesquisa:
1. TEORIA E ANÁLISE LINGUÍSTICA EM SUAS DIMENSÕES DIACRÔNICA E SINCRÔNICA (LÍNGUA, LINGUÍSTICA)
Reúne projetos de pesquisa desde os eminentemente linguísticos tais como os fonéticofonológicos, lexicológico, semântico, morfossintático, discursivo e pragmático até os projetos mais fincados na realidade linguística de uso como prática social. Busca-se utilizar como material de análise as diversas formas de expressão e representação linguísticas, seja na Literatura, seja em outras formas textuais e orais. Incorporam conteúdos extraídos de materiais impressos, digitais e orais coletados em campo, abrangendo variações que decorrem de diferenças diatópicas, diastráticas e diacrônicas. Pesquisas no âmbito da Linguística Aplicada são abarcadas nessa linha, cuja temática pode incluir a formação de professores, ensino-aprendizagem de japonês como Segunda Língua (línguas de herança, língua estrangeira, língua adicional), línguas em diferentes concepções de estudo. Incluem-se, ainda, os estudos sobre a relação da língua com a identidade, autonomia, motivação e estratégias de aprendizagem.
2. TEXTO LITERÁRIO: TRADUÇÃO E ESTUDOS CRÍTICOS (LITERATURA)
A presente linha de Pesquisa reúne projetos que estudam textos em língua japonesa de natureza literária, entendida de modo abrangente e inclusivo no tocante às territorializações e estabelecimentos de fronteiras, por meio de diferentes visões e análises críticas, incluindo-se os que são voltados à tradução comentada e à escrita criativa relativas ao repertório cultural japonês.
3. CULTURAS EM CONTATO : INSERÇÃO E DECODIFICAÇÃO (CULTURA)
Nessa linha de pesquisa, incluem-se projetos de estudos sobre as transformações e evoluções decorrentes do contato entre culturas, mais especificamente a japonesa com as civilizações vizinhas (China, Coréia etc.), com o mundo ocidental (Europa, América do Norte), e com o Brasil, discutindo questões de interferência, adaptação, assimilação, trans e multiculturalismo, incluindo hibridismo cultural. Possui dimensão multidisciplinar, reunindo as tradicionais áreas de Artes, bem como de Ciências Humanas e Sociais. Essa linha, neste sentido, possui uma forte orientação de estudos denominados Estudos de Área em Pesquisas Sociais, nos conceitos europeu e norte-americano, que se trata de um estudo multidisciplinar focando uma área geográfica específica ou culturalmente bem definida, no caso: o Japão. Além disso, para melhor compreensão sobre o Japão, incluem-se estudos de/sobre Artes, Política, Economia, Diplomacia, Relações Internacionais, Sociologia, Esportes com forte vínculo cultural na ancestralidade nipônica, por exemplo, com a filosofia das Artes Marciais, bem como estética, pensamento e cultura medieval e/ou tradicional antes do Modernismo do Japão (final do século XIX). O enfoque se dá também na compreensão da atualidade japonesa, na disseminação da cultura pop (mangás e animês), nas relações internacionais de soft power, acessando textos modernos e pouco difundidos no nosso vernáculo, para serem um objeto de análise e discussão em instâncias de Pós-graduação.
O PPG-LLCJ, como único lócus exclusivo de Pós-graduação em Estudos Japoneses, também busca viabilizar as pesquisas e ações junto à sociedade, por meio de elaboração de projetos que tenham respeito à pluralidade e à diversidade, transparência e acolhimento de recursos humanos em geral; convênio com universidades japonesas e estrangeiras e fortalecimento do vínculo com o governo japonês para favorecer condições de ensino e pesquisa.
Em 2019, a criação de duas novas disciplinas mobilizou a participação de todos os orientadores do PPG-LLCJ, aumentando o engajamento do corpo docente na integração dos conteúdos abordados em cada uma das disciplinas individuais e específicas. Essas medidas coadunam com o regimento interno da Universidade, que permitiu o credenciamento de até seis docentes para cada disciplina de Pós-graduação, incentivando esse tipo de reformulação de disciplinas (vide anexo “1.1. Regimento PosGrad USP.pdf” e “1.1. Regimento PosGrad FFLCH”). Essa medida visa proporcionar melhores condições de aprendizagem com um programa que oferta disciplinas básicas de formação geral e preparatórias para as disciplinas específicas. Esta mudança reforça os benefícios de intercâmbio e mobilidade de alunos entre as três universidades públicas estaduais paulistas, USP, Unesp e Unicamp, uma vez que a USP permite que até 30% dos créditos das disciplinas sejam cursadas fora da unidade, na Unicamp e/ou na Unesp. Além disso, internamente, os alunos têm a flexibilidade, desde que de comum acordo e com a manifestação da anuência do orientador, de cursar disciplinas de outras unidades. Assim, não se pode abrir mão de que o lócus do PPG-LLCJ deve também preservar o caráter da especificidade de oferta de disciplinas por ser único e exclusivo.
A partir de 2020, constatou-se a mudança de perfil dos alunos ingressantes, não só em termos de ancestralidade, mas de nível de proficiência linguística e do seu background cultural. Diante dessa nova realidade, o programa passou a oferecer regularmente disciplinas obrigatórias para cada linha de pesquisa na modalidade ensino a distância (EaD). Cumpre destacar que no 2o. Semestre de cada ano, o PPG-LLCJ recebe um professor visitante do Japão para ministrar disciplinas especificas relacionadas à área de concentração.
O PPG-LLCJ se beneficiou com a vinda de professores visitantes de universidades japonesas, por meio de Programas de Professores Visitantes da Fundação Japão, que se perpetua até os dias de hoje. Nos últimos anos, os professores convidados que vieram ao Programa passaram a visitar o Brasil com mais frequência através dos projetos de pesquisas existentes entre as Universidades Japonesas e os docentes do programa. Os professores visitantes, além de ministrar disciplinas aos discentes do PPG-LLCJ, proferem palestras em outras universidades públicas do Brasil, como a Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Ressalta-se, portanto, a existência de uma instância de Pós-graduação que busca contribuir, sobremaneira, na solidariedade acadêmica.
No contexto histórico de um país como o Brasil que recebeu imigrantes de vários países do mundo, a existência de um Programa de Pós-Graduação em Língua, Literatura e Cultura Japonesa (PPG-LLCJ) possibilita desempenhar o papel formador de um núcleo de pesquisa densa, concentrando esforços para estudos específicos por meio de convênios com universidades japonesas democratizando para toda a comunidade acadêmica do Brasil, além de compreender que a pós-graduação não estar dissociada à Extensão, para o PPG, é um continuum pois abre diálogo com o público em geral. Neste sentido, o PPG entende que seu impacto também deve ser medido pela organização de vários eventos científicos no país, mais concentradamente em São Paulo, mas que tem abrangência no território nacional.