Antes do atual projeto, que visa a criação de um Centro de Memória, algumas importantes iniciativas neste campo foram realizadas em nossa faculdade. Destacamos as seguintes realizações, cujos registros conseguimos identificar.
1966 aos dias atuais
Centro de Apoio a Pesquisa em História "Sérgio Buarque de Holanda" - CAPH
O CAPH, Centro de Apoio à Pesquisa em História “Sérgio Buarque de Holanda”, foi fundado em 1966 pelo então Diretor da FFCL, Eurípedes Simões de Paula, sua esposa e professora do curso de História, Maria Regina Simões de Paula, e pelo professor Aziz Nacib Ab’Saber. Criado originalmente como Centro de Documentação Histórica, somente em 1971 é incorporado ao Departamento de História da já denominada FFLCH. O CAPH contém hoje em seu acervo materiais diversos relativos à história e memória tanto da Faculdade de Filosofia quanto de seus professores, estudantes e funcionários e pode ser visitado para consulta no prédio da História e Geografia.
2004-2005
70 anos FFLCH
Parte da comemoração dos 70 anos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas foi registrada na seção "Espaço Memória" dos Informes produzidos pelo Serviço de Divulgação e Informação (SDI), atual Serviço de Comunicação Social. Entre 2004 e 2005, como parte da iniciação científica de Daniel Cantinelli Sevillano, foram transcritas e publicadas diversas entrevistas com professores eméritos da FFLCH. Além disso, entre os eventos de comemoração, foi registrada também uma palestra dirigida aos funcionários da Faculdade intitulada "Sonhos e Visão de Futuro", realizada pelo Prof. Dr. Ricardo Bonani, em 29 de abril de 2005.
Para acessar os Informes da Faculdade, clique aqui.
- Palestra "Sonhos e Visão de futuro"
2017
Entrevistas "Memória FFLCH"
A coletânea “Memória FFLCH”, produzida em 2017, traz importantes professores da história da faculdade para debater sobre a sua experiência dentro da Universidade. Realizadas pelo Serviço de Comunicação Social, nessas entrevistas foram pontuados importantes aspectos sobre a Faculdade de Filosofia e a USP.
- Entrevista com a Profa. Lygia Correa Dias de Moraes
- Entrevista com o Prof. Ataliba Teixeira de Castilho
- Entrevista com o Prof. João Baptista Borges Pereira
2018
50 anos de uma batalha
Ao completar 50 anos da Batalha da Maria Antônia, foram reeditadas duas importantes obras relativas à história deste lendário espaço da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras e no evento de pré-lançamento dessas publicações, importantes personalidades debateram o seu conteúdo. Maiores informações estão contidas na aba "Publicações" deste site.
- Vídeo do evento "Ecos de 1968 – 50 anos depois"
2019
85 anos FFLCH - Patrimônio Inestimável
Para a comemoração dos 85 anos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas em 2019, foram realizadas atividades de diferentes naturezas, dentre elas podemos citar a realização de uma leitura cênica da peça teatral “Prova de fogo” de Consuelo de Castro e a conferência “Afinal, para que servem hoje as Ciências Humanas?”, que contou com a participação do professor emérito José Arthur Giannotti e a participação em vídeo do ex-professor Fernando Henrique Cardoso. No mesmo evento também foram inauguradas as duas galerias no Prédio da Administração:
- Os Fundadores: professores da primeira turma de formandos da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras - 1936/1937
- Professores Eméritos - 1964/2019
- Vídeo Patrimônio Inestimável
- Evento 85 anos e leitura cênica da peça teatral "Prova de Fogo"
- Inauguração - Galerias e Espaços de Memória
2020 aos dias atuais
Projeto Memória
O Projeto Memória foi criado em 2020 pelo setor de comunicação para homenagear os docentes, alunos e servidores técnico-administrativos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas que faleceram a partir de 2020, com o intuito de rememorar as suas trajetórias acadêmicas e contribuições para a história da Faculdade.
Clique aqui para acessar a página do Projeto Memória.